Home office, liderança e rotina: será que isso combina?


Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha, levar estes doces para a vovozinha ...

Quantas vezes você ouviu, em meio a uma reunião on-line, um som de fundo como o acima? Creio que virá à tona toda a sua vivência sobre o Home Office, tendo ou não crianças em casa.

A vida mudou... conta agora a novidade, certo? Bombardeados por lives e dicas sobre como se comportar, o que fazer, como melhorar a qualidade do dia a dia, etiqueta do home office: tudo amplamente explorado.

No home office total ou híbrido, continuamos tendo que garantir os resultados, que só virão se identificamos as motivações e as reais necessidades humanas nesse novo formato do cenário corporativo. A mudança de modelo mental precede à de nossas ações. Por isso, estruturamos nosso trabalho em processos, ferramentas e rotinas que mantêm a ordem, o eixo.

E quanto mais isso estiver adequado, direcionado para acontecer no mundo virtual, mais teremos condições de viver o senso de pertencimento, a segurança psicológica, o acolhimento, enfim, aquelas nossas necessidades humanas. É fundamental refletir como tudo isso é invadido e misturado com situações pessoais e profissionais antes não vividas. Mudamos nosso trabalho, não só fisicamente, mas também o lugar que ocupa em nossas vidas, a forma como precisa ser executado.

Desde o início da pandemia, fizemos o que era possível. Cuidamos do conforto e tranquilidade para as pessoas. Transportamos a empresa para a internet, ainda com processos antigos, adaptações.

A partir do momento que temos clareza, entretanto, de que continuaremos trabalhando desta forma, é a hora de rever processos e ferramentas, revistar antigas estruturas. Como será o longo prazo, se simplesmente executarmos processos presenciais à distância?

• Como adaptaremos nosso onboarding para manter o engajamento, pertencimento e acolhimento?
• Quais as mudanças nos processos de trabalho para envolverem as pessoas e serem mais ágeis?
• Como as pessoas irão trabalhar num bom clima, com proximidade, fazer trabalhos de equipe?
• Quais as rotinas de gestão para dar segurança e proximidade?

A mudança de modelo mental e a revisão estrutural do trabalho é o que nos trará integração, clima, engajamento, acolhimento, segurança para pertencer às organizações. E voltamos, para que isso ocorra, nos pilares de ESTRATÉGIA, CULTURA E LIDERANÇA.

A cultura reflete nosso jeito de ser e deve ser percebida pelas pessoas. E a principal peça para girar essa engrenagem é a Liderança, com exemplos, comunicação, presença e atenção a como as coisas acontecem. No mundo virtual, as rotinas de gestão de pessoas são a base para construir e solidificar o engajamento, tranquilidade, fluidez e retenção de pessoas.

Para apoiar, dar visibilidade e estabilidade estão as rotinas. O líder que não está próximo não constrói vínculo. O líder que não aproxima as pessoas não gera engajamento. A rotina de gestão de pessoas, que fica quase sempre para depois ou para os momentos formais na empresa, se não receberem foco e ritmo, no médio prazo trará consequências, pois como conhecer e integrar as pessoas para os momentos de sucessão, substituição, avaliação de pessoas, formação de grupos de trabalho?

O sucesso do modelo home office, em longo prazo, ocorrerá se houver atenção e mudanças à forma como desempenhávamos o trabalho presencial. Trabalho presencial e em home office requerem formas diferentes de ação e entrega.

Em 2016 liderei a implantação de um projeto home office e passei por todas estas ansiedades ... não somente minhas, mas dos líderes e dos colaboradores. Foi diferencial dar às pessoas a tranquilidade de que continuariam a ser vistas, acompanhadas, pertencentes à organização. Alinhar com os gestores que seria possível acompanhar as pessoas e manter vínculos de confiança, para sustentar o engajamento, dar visibilidade ao time fazer.

Segurança psicológica, senso de pertencimento, estímulo ao novo, tudo isso precisa ser conquistado, por meio de novas rotinas e processos. Se você quiser trocar um pouco mais sobre esse tema, tenho muito interesse em compartilhar, aprender e ensinar.

Entre em contato com a Rede VogaCancel reply



Veja o vídeo "Coaching e Mudança", nosso jeito de pensar.